sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Despertar para as Ciências...

O Inverno vai rigoroso, faz chuva, faz neve, faz frio…
As crianças manifestam a curiosidade de saber como acontecem estes fenómenos físicos do meio ambiente. Daí surgiram algumas questões:

Como se forma a chuva?

O que é preciso para que se realize este fenómeno?
Como demonstrá-lo?

Ora vejamos:

- 1 Caixa rectangular de plástico com tampa;
- Água a ferver;
- 1 Copo;
- Gelo.

Agora vamos realizar a experiência:

- Introduzimos alguma água a ferver na caixa;
- Colocamos, dentro, um copo vazio;
- Tapamos a caixa muito bem;
- Pomos gelo em cima da tampa.


O que observas?

Tentativa de resposta / Observações:
- Quando deitámos a água a ferver saiu vapor de água;
- Subiu e foi para as nuvens;
- Dentro da caixa fechada há muito vapor de água;
- O vapor não sai;
- Vêem-se muitas gotinhas de água;
- Está a chover dentro da caixa;
- Fizemos chuva…
- A água evapora-se e vai formar as nuvens, quando estas ficam muito cheias, cai novamente e chove (concluíram as crianças).

Realização / Observação da experiência







Depois das conclusões a que tinham chegado, era importante que os alunos visualizassem um filme sobre o ciclo da água.





Levar a experiência e o conhecimento adquirido à realidade e à vivência desse dia, foi um passo imediato!...

Nesse dia chovia, as crianças, em diálogo, relacionaram todo o movimento da água no seu ciclo, dando a entender a compreensão dos conceitos de evaporação, condensação e precipitação (chuva, neve e granizo).
Referiram também a importância da água na vida de todos os seres vivos.

De seguida aplicaram os conhecimentos na realização de uma ficha.





Com a colaboração da Professora Carla Pinto, mãe do aluno Pedro Pinto.


As Professoras:
Laura Figueira e
Isabel Carvalho
Turmas: 1º e 2º anos

Sem comentários:

Enviar um comentário